A Vida da Gente: conheça a trama, a caracterização e o figurino

set 25, 2011 40 Comments by

A Vida da Gente conta a história de um triângulo amoroso que envolve as novas relações familiares. Criados como irmãos,  Ana (Fernanda Vasconcellos), Manuela (Márjore Estiano) e  Rodrigo (Rafael Cardoso) formam o centro dessa trama que se passa entre Porto Alegre e Gramado no Rio Grande do Sul.

Ana (Fernanda Vasconcellos), Manu(Márjore Estiano) e Rodrigo (Rafael Cardoso) criados como irmãos formam um triângulo amoroso.

Ana, uma tenista promissora,  é a filha preferida de Eva (Ana Beatriz Nogueira),  que não esconde seu descaso pela outra filha Manuela, uma jovem com auto-estima baixa, sensível e levemente manca. Rafael é filho de Jonas (Paulo Betti) com quem Eva travará um divórcio litigioso.

A mãe Eva (Ana Beatriz Nogueira) convence Ana a viajar para esconder a gravidez.

Bem nessa época, Ana e Rodrigo se descobrem apaixonados, mas o ódio dos pais por causa da separação faz com que os dois se afastem. É quando Ana descobre que está grávida de Rodrigo e acaba sendo convencida pela mãe e a treinadora Vitória (Gisele Fróes)  a esconder a gravidez para não prejudicar a carreira de tenista. Ela viaja para o exterior e só volta quando a filha nasce.

Rodrigo encontra Ana em Porto Alegre mas não sabe que a filha é dele.

Fugindo da tirania de Eva, Ana e Manuela decidem ir para Gramado para criar o bebê na casa da avó Iná ( Nicete Bruno).

A avó Iná ( Nicete Bruno) é o porto seguro das irmãs Ana e Manu.

No caminho, elas sofrem um acidente de carro que leva Ana a entrar em um estado de coma considerada irreversível. É quando a trama se complica, levando Manuela e Rodrigo a casarem e criarem a filha de Ana. Até que, depois de quatro anos, Ana acorda e encontra um cenário bem diferente do que havia quando ela sofreu o acidente…
O triângulo está formado. A filha não reconhece a mãe. E esse é só um dos problemas que a bela adormecida Ana vai enfrentar pós-coma.

Make e caracterização

Nas cenas na neve, vaselina sobre a maquiagem manteve o aspecto natural.

Segundo o supervisor de caracterização da novela, Luis Ferreira, o cotidiano simples é a fonte de inspiração. Ele conta que por se tratar de uma trama urbana, apostou em tons leves, que dessem apenas ar saudável às personagens. E ele conta uma curiosidade: nas cenas em Ushuaia, quando atores ficaram expostos a muito vento e frio, vaselina foi passada após a maquiagem pronta, para que a pele não ficasse com cara de ressecada.

A passagem de tempo da novela, de quatro anos, também demandou outros cuidados para a equipe de caracterização. “Foram mudanças sutis, mas que precisam ser percebidas para dar veracidade à história”, acredita Luiz. ” Para a primeira fase, por exemplo, as atrizes Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano usarão pouquíssima sombra, o que confere um ar mais jovial. A personagem de Manu terá quase sempre o cabelo preso, diferente da segunda etapa, quando ganhará uma franja repicada e algumas ondas no final do cabelo”.

Manuela (Márjore Estiano), na primeira fase, usa cabelos presos.

Enquanto as mudanças de Ana e Manu são bem sutis, a transformação de Cris (Regiane Alves), a nova esposa de Jonas (Paulo Betti) será radical. A personagem começa loira, bronzeada e com o cabelo comprido. Depois de um tempo do casamento com Jonas (Paulo Betti), corta o cabelo no ombro e pinta em tom mel. “No final, vai optar por um corte channel repicado”, adianta.

Cris (Regiane Alves) é a personagem que mais se transformará na trama.

A mesma preocupação em marcar as duas fases da novela se deu com o elenco masculino. Quando começa a namorar Ana (Fernanda Vasconcellos), Rodrigo (Rafael Cardoso) está sem nenhuma barba e com o cabelo bem curto, o que intensifica a jovialidade do personagem. Já Jonas (Paulo Betti) começa com o tom de cabelo escuro e ganha alguns fios brancos nos côncavos com o passar dos anos. “Esta dualidade foi pensada para todos os personagens, mesmo que seja muito sutil”, completa. 

Rodrigo terá mudanças sutis para marcar a passagem do tempo.

Jonas (Paulo Betti) vai ganhar fios grisalhos para marcar os anos.

 

Figurino 

“Não teremos nada que pareça produção de moda. São roupas do dia-a-dia”, descreve o figurinista Paulo Lois. Para montar o guarda-roupa da novela, a equipe garimpou em lojas do Rio, Buenos Aires, São Paulo e Porto Alegre. Diversas jaquetas de couro, que compõe o traje da personagem Vitória (Gisele Fróes) vieram da capital argentina. Já a maioria dos casacos de invernos foi comprada em Porto Alegre. E, para que as roupas perdessem o aspecto de novas, Paulo usou a técnica da lavagem com chá. “Isto ajuda a dar vivência”, explica.

As jaquetas de couro de Vitória (Gisele Fróes), a treinadora de Ana, foram compradas na Argentina.

Mesmo sendo o inverno a estação que marca a estreia da trama, a palheta de cores do figurino é bem colorida e clara. “Evitamos o preto e os tons muito escuros. É uma novela leve, solar”, justifica.

Ana (Fernanda Vasconcellos) usará sempre uma peça vermelha.

A ideia é que a cor vermelha marque visualmente a presença da tenista em cena.

A personagem Ana (Fernanda Vasconcellos) tem ainda outra particularidade. Sempre usará uma peça ou acessório vermelho, para marcar a presença da tenista em cena. Já a treinadora Vitória (Gisele Fróes) abusará de elementos que transmitam a ideia de dureza, uma das características marcantes da personagem. A passagem de tempo da novela, assim como na caracterização, marcará diferenças sutis, com exceção de alguns personagens, como Manu (Marjorie Estiano) e Cris (Regiane Alves).

Na segunda fase, a irmã de Ana (Fernanda Vasconcellos) vai passar por uma grande transformação também no figurino. Ao invés das roupas sobrepostas, sempre com cores neutras, ela passará a usar peças mais leves, que valorizem sua beleza. “Logo no início, a Manu (Marjorie Estiano) procura se esconder através das roupas. Por isso a mudança fica tão evidente depois”, acredita Paulo.

Manu começa a novela com roupas sóbrias e sobreposições, escondendo o corpo.

Já Cris (Regiane Alves) terá um “passo a passo” de mudança de visual, que contará com a ajuda de uma personal stylist na trama. Depois do casamento com Jonas (Paulo Betti), ela vai mudando a forma de vestir aos poucos, até seguir um estilo mais discreto e sóbrio. “Será uma transformação radical”, avisa Paulo.

Cris (Regiane Alves) vai cortar cabelo e assumir visual sofisticado.


A Vida da Gente, Bastidores A Vida da Gente, Looks A Vida da Gente

About the author

Jornalista, com mais de 15 anos de experiência em moda, tenho paixão por novelas e por televisão desde criança. Não foi por acaso que iniciei minha vida profissional no jornalismo como produtora de hardnews na TVCOM. E, depois de quase dez anos como editora-chefe na UseFashion, veio a ideia de criar um site sobre moda de novela, que abordasse figurino, make, cabelo, beleza, de um jeito inédito - reunindo em um só lugar os hits da telinha com informação aprimorada. Amo ir atrás das marcas, dos designers, de quem assina e cria os verdadeiros sucessos em vendas das novelas. E, pode confiar: quando aquele esmalte, aquela bolsa, aquele brinco lindo aparecer na telinha, o Novela Fashion Week vai mostrar e contar tudo sobre eles.

40 Responses to “A Vida da Gente: conheça a trama, a caracterização e o figurino”

  1. Jacqueline Pachas Vargas says:

    Este es el blog preciso para cualquier persona que tenga que clarificar estos temas de Turismo. Yo trabajo con blogs y realmente aprecio su contenido.

  2. Antonieta says:

    Olá,
    Gostaria de saber, aonde encontro o brinco da Ana fonseca(Fernanda Vasconcelos) , que é uma correntinha com um pingente de bolinha com brilho.
    Grata

  3. Cristine says:

    Olá! Gostaria de saber a cor dos batons que a Ana e a Manu usaram nos ultimos capitulos da novela

  4. Lisiane Dalle Nogare says:

    Olá Amanda,
    Td bem?
    Para esse tipo de informação entre em contato diretamente com a CAT: http://falecomaredeglobo.globo.com/ ou você também pode perguntar pelo telefone 400 22 884 (custo de uma ligação local). As atrizes nunca usam uma só tintura e/ou técnica e vai ser indicado a vc o salão e o profissional que “assina” o cabelo da atriz.
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW , tem sempre mil novidades por lá!
    Bjo ♥

  5. Lisiane Dalle Nogare says:

    Olá Gladis!
    Primeiramente, muito obrigada pelas suas palavras de incentivo e reconhecimento!
    Querida, infelizmente o colar com pingente de flor usado pela personagem Iná ( Nicette Bruno), faz parte do acervo de Figurino da Rede Globo. E, quando é esse o caso, eles não informam a marca, pois na maioria das vezes eles nem tem essa informação catalogada. Tb desejo muita saúde e sucesso para vc e espero que vc continue curtindo e acompanhando o blog e escreva sempre que quiser.
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  6. Gladis Caetano da Silveira says:

    Desculpe-me Lisiane,
    CORREÇÃO : Onde se lê marfim leia-se :

    MADREPÉROLA – PINGENTE DE MADREPÉROLA, EM FORMATO DE ROSA

    Grata,
    Gladis

  7. Gladis Caetano da Silveira says:

    Olá Lisiane !

    Primeiramente, quero parabenizá-la por sua grandeza de espírito e boa vontade em transmitir todas essas informações.

    Por favor, gostaria que me desse a dica de onde encontrar, o PINGENTE DE MARFIM NO FORMATO DE ROSA, que a Nicete Bruno usa em A Vida da Gente.
    Agradeço, antecipadamente a sua atenção , desejando-lhe saúde e sucesso sempre

    Felicidades,
    18.fev.12

  8. Amanda Loke says:

    Queria saber qual foi a tecnica e os produtos usados nos cabelos da Ana (Fernanda Vasconcelos).

  9. Lisiane Dalle Nogare says:

    Olá Debora,
    Eu já tinha respondido essa pergunta no nosso Twitter, olha só: http://twitpic.com/8haxfs
    A bolsa vermelha e branca usada pela personagem Ana Fonseca (Fernanda Vasconcellos), é da loja Armani Exchange.
    Mais informação pelo site http://www.armaniexchange.com.br.
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  10. Debora says:

    Gostaria de saber de onde é a bolsa vermelha e branca que a Ana Fonseca usa….

  11. Lisiane Dalle Nogare says:

    Olá Andrea
    Td bem?
    Para esse tipo de informação entre em contato diretamente com a CAT: http://falecomaredeglobo.globo.com/ ou você também pode perguntar pelo telefone 400 22 884 (custo de uma ligação local).
    As atrizes nunca usam uma só tintura e vai ser indicado a vc o salão e o profissional que “assina” o cabelo da atriz.
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW , tem sempre mil novidades por lá!
    Bjo ♥

  12. Andrea says:

    Gostaria de saber qual a cor de tintura escura usada pela marjorie estiano…

  13. Lisiane Dalle Nogare says:

    Olá Hannah,
    Acho que vc errou de blog, pois aqui no NFW não tem nenhuma Simone (só Lisiane e Inêz).
    De qquer forma a sua pergunta já foi respondida no nosso Twitter, é só vc espiar:
    http://twitpic.com/85z25m
    E aproveite para seguir o NFW também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  14. Hannah says:

    Oi Simone!
    Eu gostaria de saber qual é o esmalte usado pela Ana Fonseca na segunda fase, foi o capitulo em que ela e o rodrigo decidem ficar juntos apesar das dificuldades e tudo mais. por favor, amei aquela cor e desejo saber qual é..

  15. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Simone!
    Então, esse óculos de sol marron, usado pela personagem Cris, é da loja Sáfilo O contato pode ser feito pelo site http://www.safilo.com
    Vc informa para eles que trata-se do modelo usado pela Regiane Alves em A Vida da Gente, ok?
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW , tem sempre mil novidades por lá!
    Bjo ♥

  16. Simone says:

    Oi Lisiane,
    o óculos da Cris é um meio marrom. Ela estava usando em uma cena que estava tomando sol na piscina e pede para o Mathias passar protetor solar nela. Foi ao ar no dia 09/01/2012.
    Obrigada!!!! Bjo

  17. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Natália,
    Vai lá no nosso Twitter que tá tudo lá. Confira:
    http://twitpic.com/85z1cc
    http://twitpic.com/85z25m
    E aproveite para seguir o NFW também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  18. Natália says:

    eu quero saber qual é a cor do novo esmalte que a Ana ta usando nessa nova fase da novela.

  19. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Simone,
    São 2 óculos escuros, bem diferentes um do outro, que fazem parte do figurino da Regiane Alves na novela, vc precisa me dizer de qual vc está falando, ok?
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  20. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Vera Lucia!
    A maioria das blusas usadas pela personagem Iná (Nicete Bruno), bem como aqueles twin sets que ela usa bastante (conjunto de blusa e casaquinho), são da loja Ruban Bleu.
    O contato pode ser feito pelo telefone: (21) 2548-8897.
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  21. Lisiane Dalle Nogare says:

    Olá Miriam!
    Não temos imagens do vestido que vc mencionou, mas vc pode vê-lo no site da novela, neste link do capítulo do dia 6/1:
    http://tvg.globo.com/novelas/a-vida-da-gente/videos/t/cenas/v/cap-61-cena-mariano-fica-impressionado-com-vitoria/1758408/
    Também não temos acesso aos modelos das roupas que são usadas nos figurinos, pois, como vc deve saber, elas são criações de propriedade do estilista. O que eu posso te dizer a respeito do vestido usado pela personagem Vitória (Gisele Fróes), é que ele é do estilista Carlos Miele e que vc pode conseguir mais informações sobre ele no site http://www.carlosmiele.com.br.
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  22. Vera Lucia says:

    Onde encontrar as belas blusas de Iná?

  23. Simone says:

    Olá! Gostaria de saber onde encontrar o óculos de Sol da Cris (Regiane Alves)… É lindo!!!!

  24. Miriam M. Ragusa says:

    Gostaria de saber , e se possivel, ver de novo o vestido que a vitória usou , em uma festa na casa do (Francisco Cuoco), um festido de festa, não encontro em lugar nenhum , foi do capitulo do dia 06.01.2012. Queria muito o modelo, ou onde vende.
    Por favor me responda.
    obrigada

  25. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Marina!
    O sapato vermelho, usado pela personagem Ana Fonseca (Fernanda Vasconcellos), é da marca Schutz.
    Mais informações pelo site deles, assim vc pode localizar em quais lojas els ainda tem esse modelo: http://www.schutz.com.br
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  26. Marina Freitas says:

    Oi!! Gostaria de saber de qual marca é o sapato vermelho de salto sino usado pela Ana no capitulo em que o Rodrigo a procura na ong para irem juntos pela primeira vez a psicóloga da Júlia! Meu Deus, que sapato fabuloso!!!

  27. Lisiane Dalle Nogare says:

    Olá Carolina,

    Para saber sobre várias marcas de diferentes peças do figurino de um personagem, como no
    caso das bijus de Manu em A Vida da Gente você precisa entrar em contato diretamente com a Rede Globo,
    vc faz isso através da CAT (Central de Atendimento ao Telespectador ): falecomaredeglobo.globo.com
    ou pelo telefone 400 22 884 (custo de uma ligação local).

    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  28. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Manuela!

    Para saber sobre várias marcas e onde conseguir as peças usadas pela Alice em A Vida da Gente você precisa entrar em contato
    diretamente com a Rede Globo, vc faz isso através da CAT (Central de Atendimento ao Telespectador ): falecomaredeglobo.globo.com
    ou pelo telefone 400 22 884 (custo de uma ligação local).

    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  29. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Joana!
    As roupas vermelhas usadas diariamente pela personagem Ana (Fernanda Vasconcelos) geraram muita curiosidade a quem assiste à novela “A Vida da Gente”. Segundo o figurinista da novela, Paulo Lois, Ana sempre usará uma peça ou acessório vermelho para marcar sua presença em cena. Isso foi pensado como uma das características marcantes da personagem. E se você prestar atenção, a Júlia agora aparece também com a cor, pois é filha da tenista e o símbolo da cor vermelha serve como elo de ligação entre mãe e filha.
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  30. Joana says:

    por que a Ana só veste vermelho???

  31. Manuela says:

    Oi, gostaria de saber onde encontro os vestidinhos usados por Alice da novela A Vida da Gente!

  32. Carolina says:

    Gostaria de saber onde encontrar as bijus usadas por Manu, os brincos em especial são lindos!

  33. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Danielle, Rafaeli, Lidiane e Camila!!

    Vou responder para as quatro de uma só vez, ok? ;)
    Os cardigãs da personagem Manu (Marjorie Estiano) são da loja Zara. Muitas peças do figurino dela foram confeccionadas pela equipe de costura da Rede Globo, mas a personagem também usa muitos vestidos da Cantão e da loja Maria Valentina. Já os famosos cintinhos finos da personagem Manuela são da loja Tidsy. O contato pode ser feito através do site: http://www.tidsy.com.br

    Sigam a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjo ♥

  34. camila says:

    Tambem gostaria de saber onde encontrar as roupas da manu?

  35. Lidiane says:

    Também queria muito saber onde encontras as roupas da Manu?

  36. Rafaeli says:

    A garota de cima já perguntou, mas pergunto novamente. Gostaria de saber onde encontrar as roupas que a Manu usa em A Vida da Gente, na segunda fase? São MUITO lindas *-*

  37. Danielle says:

    Onde podemos encontrar a combinação vestidos + cardigãs + cintos finos usada por Manu nas composições?

  38. Lisiane Dalle Nogare says:

    Oi Ana Lúcia!!
    As roupas vermelhas usadas diariamente pela personagem Ana (Fernanda Vasconcelos) geraram muita curiosidade a quem assiste à novela “A Vida da Gente”. Segundo o figurinista da novela, Paulo Lois, Ana sempre usará uma peça ou acessório vermelho para marcar sua presença em cena. Isso foi pensado como uma das características marcantes da personagem. E a Júlia agora aparece com a cor, pois é filha da tenista e o símbolo da cor vermelha serve como elo de ligação entre mãe e filha.
    Siga a gente também no Twitter: @NovelaFW
    Bjs!

  39. Ana Lucia says:

    Uma dúvida surgiu assistindo a novela A vida de Gente, se possível me responda; Porque as personagens Ana e Júlia sempre vestem uma peça vermelha????
    Ana Lucia.

  40. CVC Turismo says:

    To felizzzz , só consigo lembrar que irei para Fortaleza no Carnaval.

Leave a Reply