Bombou nas novelas: retrospectiva vestidos de noiva 2011

jan 04, 2012 No Comments by

Alô noivas de plantão e mulheres em geral, pois aqui temos dois assuntos que vocês adoram: vestidos de noiva e novelas! Isso mesmo, “abrimos os trabalhos” de 2012 com um post dos vestidos de noiva que bombaram nas novelas em 2011. Claramente listar todos que apareceram deixaria esta matéria enorme (lembram que só em Morde & Assopra foram 14 looks?) além de cansativa. Então vou listar os 10 modelos mais interessantes que desfilaram nos folhetins do ano que passou, mas somente aqueles de estilistas e/ou marcas e vou deixar de fora os vestidos confeccionados pelas equipes de figurino das novelas. Confira abaixo os 10 modelos grifados mais bafônicos de 2011, listados em ordem de “procura” na CAT da Rede Globo. Enjoy!

 

1º O vestido de Marina (Paola Oliveira) no casamento com Pedro em  Insensato Coração

O vestido de Marina foi inspirado em Christian Lacroix

Este número um do ranking e, diga-se de passagem, com larga vantagem sobre o 2º colocado, é a prova que quando o assunto é vestido de casamento, o estilo princesa continua o modelo preferido entre as noivas. E este aqui não deixou por menos: com véu de seis metros, ele tem o corpete todo bordado e coberto por uma renda com corte assimétrico. O imponente modelo foi inspirado na coleção de vestidos de noiva que o estilista francês Christian Lacroix criou especialmente para a marca espanhola Rosa Clará. Para saber mais detalhes e ver todas as fotos, tem post especial sobre ele.

 

O vestido de Lili (Alinne Moraes) em O Astro

Samuel Cirnansck assina o modelo de Lili em O Astro

O forte do estilista Samuel Cirnansck são os vestidos, e foi com eles que uma coleção com ares fetichista e pegada quase barroca ganhou a passarela do SPFW Verão 2012 em junho e arrebatou todos os olhares, em especial nos modelos para as noivas. Não é de estranhar que em setembro um dos looks mais incríveis do desfile tenha surgido nas novelas, ganhando destaque em O Astro como figurino do casamento da personagem Lili, vivida por Alinne Moraes. Cirnansck explorou a combinação de tecidos para formar este vestido de recortes e costuras preciosas, com desenhos de losangos preenchidos com tecidos  e abusou de uma modelagem que valoriza o corpo. Com Lili da Penha transformada em moderna de rainha gótica, nosso post sobre esse vestido também bombou.

 

3º O vestido de Marina (Paola Oliveira) no casamento com Léo em  Insensato Coração

O modelo deste vestido chama-se Clark, da grife espanhola Rosa Clará

Outro modelo da marca espanhola Rosa Clará  que fez sucesso em Insensato Coração. Na trama, a protagonista Marina, personagem de Paola Oliveira, casa com o supervilão da novela e, embora amando o irmão do noivo, e sentindo-se infeliz, o vestido bateu recorde de audiência! Seu belíssimo modelo, com corselet estruturado e confeccionado com telas sobrepostas que parecem camadas (chamadas de pregas religiosas), foi escolhido pela produção da novela na loja La Novia, no Rio de Janeiro. Veja todos os detalhes e acessórios no nosso post sobre o casamento de Marina e Léo.

 

4º O vestido de Amanda (Carolina Ferraz) em  O Astro

É do estilista espanhol Manuel Mota o modelito de Amanda em O Astro

Some ao talento incrível da figurinista Labibe Simão (que se revelou nas fantásticos caracterizações de O Astro), a beleza de Carolina Ferraz, o allure irresistível de sua personagem Amanda e um vestido assinado pelo estilista espanhol Manuel Mota e você tem um dos modelos de noiva mais desejados de 2011. Confeccionado em seda, todo drapeado em tom off-white, a peça faz parte da coleção especial desenvolvida pelo estilista para a multimarcas Internovias. Mas a chiquérrima produção de Amanda não se limitou ao longo deslumbrante: fascinator da Huis Clos, bricos de citrino H.Stern e pulseiras estilo riviera da Sara Joias, arremataram o sofisticado look da personagem mais fashion de 2011.

 

4º O vestido de Desirée (Mayana Neiva) em  Ti-ti-ti

Na novela Victor Valentim, na vida real Samuel Cirnansck

Mesmo sendo bem mais tradicional que o nosso número 2 aqui da lista, a beleza formal e a perícia técnica de Samuel Cirnansck (ele de novo) é sempre visível, sem nenhum comedimento, em seus looks de noiva. Amante dos excessos,  o estilista mais uma vez chamou a atenção das telespectadoras em fevereiro do ano passado, quando na trama de Ti-ti-ti, Desirée (Mayana Neiva) quase casou com Jorgito. Com véu longo, o vestido tomara-que-caia com aplicações de tule no busto, pequenos bordados no corpete e saia volumosa, era uma criação do “estilista” Victor Valentim na novela.

 

5º O vestido de Marcela (Isis Valverde) em  Ti-ti-ti

Martha Medeiros é a autora do vestido de Marcela, na trama criação de Jacques Leclair

E não é que um modelo curto ficou entre os “top five” da nossa lista? Na ficção criado por Jacques Leclair, o vestido é na realidade assinado pela estilista alagoana Martha Medeiros (homônima da escritora gaúcha), reconhecida por seu  trabalho que se destaca pela combinação de três tipos de rendas feitas à mão: renda de bilro, renascença e richelieu. As texturas são destaque neste look, que ainda recebe aplicações localizadas, formando detalhes diferenciados na altura do colo e nas costas.

 

6º O vestido de Natalie (Deborah Secco) em  Insensato Coração

Lethicia Bronstein responde pelo modelo estilo sereia de Natalie

A estilista Lethicia Bronstein já é velha conhecida do público quando o assunto são noivas lindas na telinha (e fora dela também!). Ela contou que no caso do longo para o casamento da personagem Natalie, ele não foi feito sob medida para Deborah Secco, mas quando a figurinista ligou para seu atelier, pedindo um vestido para a atriz usar nas cenas do casamento com o banqueiro Horácio Cortez, ela já sabia exatamente o que mandar. “Tenho um vestido que é a cara dela!”, respondeu. Mandou o modelo e não errou:  tom off-white (a cor da vez para os vestidos de noiva) em estilo sereia, barrado de tule, com decote profundo nas costas e um trabalho delicado de cristais em pontos de luz, o modelito de Natalie Lamour congestionou os telefones da CAT da Rede Globo.

 

7º O vestido de Carol (Camila Pitanga) em  Insensato Coração

De André Lima: um longo com glamour de antigas divas

No primeiro capítulo da novela, Camila Pitanga apareceu estonteante num longo laranja de André Lima. A partir daí, o estilista dominou a maior parte do figurino de Carol, recheando seu guarda-roupa com looks que fizeram o deleite das telespectadoras e alçaram a personagem à categoria de it girl de Insensato Coração. Nada mais justo que fosse também de André Lima o último vestido usado por Pitanga na trama, o modelo de noiva de Carol. Fiel ao estilo elegante da personagem, o vestido tem drapeados discretos e lindíssima modelagem wrapped (estilo envelope), arrematado apenas pela chique faixa na cintura e seu laço, tudo executado num tecido luxuriante. André Lima é um apaixonado pela costura e tem a habilidade necessária para tornar convincente tanto seus clean looks como suas criações mais colossais. É uma pena que esse vestido tenha aparecido tão rapidamente no último capítulo.

 

7º O vestido de Lucena (Grazi Massafera) no casamento com Vicente em  Aquele Beijo

Com shape sereia, look de Marta Macedo

Marta Macedo, da grife Martu,  apostou no trabalho artesanal com belas composições de tecidos e bordados para o vestido de casamento de Lucena e Vicente em Aquele Beijo. Confeccionado a partir de uma tela em branco toda rebordada com cristais e pedras brasileiras, com fios de prata, o modelo tem saia texturizada com tiras de organza de seda cortadas a laser e o acabamento do decote é feito com tule voilette. Na trama, o vestido é assinado por uma estilista italiana e está a venda na Comprare. Confira todos os detalhes deste look no post “Tudo sobre o novo vestido de noiva de Grazi na novela“.

 

8º O vestido de Tereza Cristina (Christiane Torloni) na renovação de votos com René em  Fina Estampa

"Hoje é dia de Alphorria, bebê!"

Tecnicamente falando, esle não é um vestido de casamento, mas como a Central de Atendimento ao Telespectador da Rede Globo (CAT) e nós aqui do Blog, recebemos inúmeras perguntas sobre ele, vindo de noivas telespectadoras, ele obviamente veio parar aqui na nossa lista. O modelo usado pela supervilã Tereza Cristina na sua festa de renovação de votos é da grife mineira Alphorria, da estilista Edna Thibau. Esse look produzido especialmente para a personagem e foi confeccionado em malha devorê com desenho exclusivo para Alphorria e detalhes em tule nude. Para completar uma  produção assim, de fina estampa (desculpe o trocadilho!), a belíssima tiara de ouro branco da designer pernambucana Sílvia Motta.

 

9º O vestido de Lucena (Grazi Massafera) no casamento com Juan em  Aquele Beijo

Martha Medeiros e Lucena, novamente na nossa lista

Logo que iniciou a trama de Aquele Beijo, aconteceu o primeiro casamento de Lucena, com o colombiano Juan em Cartagena. Para a cerimônia, a personagem de Grazi Massafera investiu em um modelo de alta-costura desenhado pela estilista Martha Medeiros (a mesma do vestido número 5). Fiel ao seu estilo, Martha criou um look onde o foco está na no bolero de renda guipure e na saia em camadas irregulares de renda guipure e seda. Completando a peça,  corselet tomara-que-caia e decote coração de seda, uma tradicional modelagem de noivas.

 

10º O vestido de Abelha (Bruna Spínola) em  Morde & Assopra

Da estilista Mariana Kuenerz é o look de Abelha

Ele apareceu pouco, só no último capítulo de Morde & Assopra, mas seu estilo assegurou um lugar no ranking dos 10 mais de 2011 e olha que só nesta novela, ele desbancou outros treze looks. A estilista Mariana Kuenerz assina o modelo branco de renda, discreto decote nas costas e com véu médio que selou a união de Abelha com Cristiano na trama. Este vestido fez tanto sucesso que, em enquete realizada pela revista Caras (com outros modelos de vestidos de noiva na disputa), os internautas elegeram o vestido de noiva de Abelha o favorito das novelas no ano passado.

 

CAT (Central de Atendimento ao Telespectador ):  falecomaredeglobo.globo.com ou pelo telefone 400 22 884 (custo de uma ligação local).

 

Aquele Beijo, Fina Estampa, Insensato Coração, Looks Aquele Beijo, Looks Fina Estampa, Looks Insensato, Looks O Astro, Looks Ti-ti-ti, Morde & Assopra, O Astro, Ti-ti-ti

About the author

Apaixonada por estilo desde criança, quando já achava que preto era a cor mais linda que existia para vestir. Formada em Arquitetura pela UFRGS e pelo Politecnico di Milano. Trazida para a moda por Romeo Gigli e Gianfranco Fenizia (Prada). E mantida na moda pela moda em si, mesmo. Atualmente editora executiva do Novela Fashion Week.
No Responses to “Bombou nas novelas: retrospectiva vestidos de noiva 2011”

Leave a Reply