Conheça o fascinator: o estiloso (e polêmico) acessório de Amanda

out 20, 2011 No Comments by

Semana passada em O Astro, foram ao ar as cenas de casamento entre Amanda (Carolina Ferraz) e Herculano (Rodrigo Lombardi) e fizemos um post  show sobre o assunto, adiantando tudo sobre o vestido que seria usado pela personagem, assinado por Manuel Mota. Mas enquanto o longo de casamento da noiva foi uma unanimidade entre nossas leitoras, seu acessório de cabelo, dividiu público e crítica. Então resolvemos falar um pouquinho no assunto!

Linda e estilosa, Amanda (Carolina Ferraz) usou um fascinator da marca Hui Clos em seu casamento (brincos H.Stern)

Mas houve quem achasse a flor de tamanho exagerado

E também quem alegasse que os detalhes das flores no véu esconderam o rosto da noiva

Não se poderia esperar que com o perfil cosmopolita e sofisticado da personagem, Amanda optasse por uma simples e fácil grinalda. De fato, a personagem apareceu com um fascinator, um acessório que ganhou novo fôlego nos últimos tempos, pois tem sido uma das marcas mais fortes do estilo de Kate Middleton.

Achou o fascinator de Amanda grande?

Espere até ver o de Kate!

O fascinator é menor que o chapéu e pode ser fixado aos cabelos por grampos, presilhas e pentinhos. Mas a versão que mais agrada as mulheres são mesmo os modelos em tiaras estreitas, pela facilidade. Apesar do termo “fascinator” existir desde o século XVII, no Brasil, ao menos antes do casamento de Kate com o príncipe William, ele era pouco conhecido. Com o interesse  crescente pela novidade, vimos a procura pelos fascinators dispararem durante o Fashion Business.

Galeria da Duquesa de Cambridge: tem os modelos tipo "chapeuzinho"...

...aqueles com penas...

...e os infalíveis florais.

Adotado em enventos ao ar livre, casamentos ou corridas de cavalo (chique, não?), os fascinators ganharam a Europa e fashionistas como Sarah Jessica Parker e Drew Barrymore. Pode combinar o acessório com o voillete, veuzinho que cobre parte do cabelo e, eventualmente, do rosto, como é o caso de Amanda.

SJP à esquerda usa fascinator by Vivienne Westwood e à direita modelo de Philip Treacy

Em versão com e sem véu, Drew Barrymore usa fascinators da grife Belles & Crystals

"Exuberante" é o mínimo que se pode dizer do floral de Elizabeth Hurley, da Fascinator Store

Embora ele continue sendo um adereço muito mais popular na Europa, atualmente, não é raro ver os fascinators assumindo os lugares dos chapéus em eventos até aqui no Brasil. Uma tendência que não surpreende devido à sua acessibilidade (modelos simples são baratos) e praticidade, por não exigirem uma caixa volumosa para o transporte, além de poderem ser usados sem afetar muito o penteado.

Versão nacional: à esquerda, modelo mostra seu fascinator durante o Fashion Business e à direita, a apresentadora Adriane Galisteu

Huis Clos

www.huisclos.com.br

Looks O Astro, O Astro

About the author

Apaixonada por estilo desde criança, quando já achava que preto era a cor mais linda que existia para vestir. Formada em Arquitetura pela UFRGS e pelo Politecnico di Milano. Trazida para a moda por Romeo Gigli e Gianfranco Fenizia (Prada). E mantida na moda pela moda em si, mesmo. Atualmente editora executiva do Novela Fashion Week.
No Responses to “Conheça o fascinator: o estiloso (e polêmico) acessório de Amanda”

Leave a Reply