Dancin’days está de volta! Veja destaques do figurino de Sônia Braga que viraram mania nos anos 70

jan 23, 2014 No Comments by

Olha só que bacana! A novela Dancing’days, de Gilberto Braga, que fez história na televisão brasileira, entre 1978 e 1979, levando para as ruas a moda das meias de lurex usadas com sandália de salto fino, entre outras tendências lançadas pela protagonista Julia Matos, está de volta em breve à telinha. A novela vai estrear dia 7 de abril pelo canal Viva, assim que terminar Água Viva. Mal podemos esperar!

dancin-days

Com figurino assinado pela mestre Marília Carneiro, a mesma que dirige o figurino da próxima novela das nove, Em Família, Dancing’days lançou vários hits e colocou o nome Marília Carneiro no roll das “lançadoras de tendências”. Antes dela chegar à Globo, tudo que aparecia na teledramaturgia era desenvolvido dentro da emissora por costureiras. Foi Marília que revolucionou o processo de produção de figurinos,  selecionando em lojas peças prontas para fazerem parte das produções.
1978-dancin-days-1g
Julia Matos, personagem de Sônia Braga, fez um sucesso imenso, com suas meias de lurex usadas com sandálias de salto fino, que invadiram as pistas das discotecas da época. A cena que aparecia na abertura da novela virou ícone da moda anos 70 no Brasil e ganhou até matéria na revista americana Newsweek. Ponto para Marília Carneiro que trouxe na trama uma Júlia totalmente repaginada depois de  um tempo fora do Brasil.
Untitled-4
A personagem também levou para as ruas as blusinhas tipo cigana usadas com saia rodada, a blusa de um ombro só com estampa de oncinha, e ainda o top com calça  esportiva. Quem não lembra da cena em que Júlia dá show na pista da discoteca Frenetic Dancin’Days, com sua calça vermelha  com cintura alta e listras laterais combinada a um bustiê preto? Na época, a boate do Rio de Janeiro, do jornalista Nelson Motta era o point da juventude carioca. E a curiosidade é que a figurinista  criou a calça de jogging de cetim com listras laterais para completar o visual que consagrou a novela. Deu super certo!
Data da foto: 1978 Sônia Braga no novela "Dancin'Days", da Rede Globo.
A Trama

A novela gira em torno da história de Júlia (Sônia Braga), uma ex-presidiária que, depois de cumprir a pena, tenta se reaproximar da filha, Marisa, vivida por Glória Pires – na época, a atriz tinha 15 anos. Mas Júlia enfrentará a resistência de sua irmã, a socialite Yolanda (Joana Fomm), que criou a menina enquanto ela esteve presa. Além das dificuldades para se reintegrar à sociedade, Júlia vai sofrer também no amor. Depois de viver um romance com Cacá, personagem de Antônio Fagundes, ela acabará se casando com Ubirajara (Ary Fontoura). O casal viajará para a Europa, de onde Júlia voltará repaginada. Apenas no fim da novela, a protagonista consegue se reconciliar com a filha e com Cacá.

Entrevistas

About the author

Jornalista, com mais de 15 anos de experiência em moda, tenho paixão por novelas e por televisão desde criança. Não foi por acaso que iniciei minha vida profissional no jornalismo como produtora de hardnews na TVCOM. E, depois de quase dez anos como editora-chefe na UseFashion, veio a ideia de criar um site sobre moda de novela, que abordasse figurino, make, cabelo, beleza, de um jeito inédito - reunindo em um só lugar os hits da telinha com informação aprimorada. Amo ir atrás das marcas, dos designers, de quem assina e cria os verdadeiros sucessos em vendas das novelas. E, pode confiar: quando aquele esmalte, aquela bolsa, aquele brinco lindo aparecer na telinha, o Novela Fashion Week vai mostrar e contar tudo sobre eles.
No Responses to “Dancin’days está de volta! Veja destaques do figurino de Sônia Braga que viraram mania nos anos 70”

Leave a Reply