Designer revela como foi feita joia de Bruna Marquezine para Deus Salve O Rei
Já imaginou passear pelos bastidores de uma ateliê de joias e entender como uma peça é criada? Mais ainda: descobrir as etapas do process0 de criação de um colar feito especialmente para uma novela, para compôr o figurino de uma protagonista? Pois hoje, eu te convido a conhecer a história por trás do colar Metamorfose, criado pela designer Ana Zulma para a personagem de Bruna Marquezine em Deus Salve o Rei – a novela das 19h da Globo. A pedido da figurinista Mariana Sued, Ana desenvolveu um trabalho muito especial já que estamos falando de uma novela de época, que se passa na era Medieval. Ela desenvolveu oito peças especialmente para a novela, três para a princesa Catarina, interpretada por Marquezine, uma para Amália, personagem de Marina Ruy Barbosa, só para citar algumas. Hoje, nós vamos conhecer os bastidores do colar Metamorfose, o primeiro a ser criado pela designer para a trama. ” Foi um um enorme desafio para mim, tamanha a quantidade de detalhes, para que estivesse coordenado com o que precisavam. Elas queriam colares fortes para a Catarina, não podia ter nada que parecesse ‘fofo”, ressalta Ana. Daí surgiu o colar Metamorfose. A peça é toda em prata, pesa mais de 100 gramas, tem uma pedra de Antiquário – garimpada pela equipe de figurino da Globo, e, para a novela, foram cerca de três dias para se chegar ao resultado final. “Foram muitas fotos e mensagens trocadas. Quando fiz para minha coleção, já consegui enxugar o tempo para cerca de 9 horas e meia de construção”.
A designer conta que recebeu várias referências da equipe de figurino, mas a novela exigia peças mais pesadas: “então, eu fazia esboços e enviava, aí elas aprovavam, ou não. Depois redesenhava, aí testava novamente. Muitas vezes, quando a gente fazia alguma alteração, as meninas diziam: ‘isso é muito Catarina’, ou, isso não é Catarina’. Elas que entendiam a essência da personagem, eu tentava acompanhar. O que elas fazem, é uma parte essencial da novela, é uma arte mesmo. Imagine um personagem com roupas, ou joias, inadequadas? O figurino mostra muito da personalidade”. A gente aqui só pode concordar com Ana e aplaudir esse trabalho cheio de detalhes e com esse traço de força e sofisticação aliado a um aspecto rústico. Espia com a gente o passo da construção desse colar incrível que arrebatou nossos corações! A própria Ana Zulma contou tudo para gente:
” Colar Metamorfose é feito de prata 950 e prata pura, essa união acontece na base, nas laterais do centro e na ponta inferior.
BASE
1º. Faço “calombinhos” irregulares com a prata, muitos, muitos mesmo. 2º Coloco com a pinça minuciosamente todos eles na forma que desejo fazer.
3º Vou soldando e unindo todos os “calombinhos” para que a base fique rígida e se unifique.
4º Soldo as argolinhas, faço a fita de prata da largura que achamos proporcional e começo a modelar a fita que passa na base.
5º Soldo a fita e coloco a corrente.
PENDENTE
1º Recortei as duas chapas ovais irregulares que leva a peça.
2° Modelei as chapas com a mão, literalmente amassei com os dedos e depois dei umas marteladas.
3º Passei a fita pelas chapas intercalando com os relevos irregulares e soldei.
4º Fiz a caixa da pedra e lateral do fio que “abraça” a caixa da pedra.
5º Fiz o desenho das laterais da pedra com mais “calombinhos”, e soldei.
6º Passei a fita nas laterais e soldei a outra parte oval, emendando com fio quadrado que o unia à lateral.
7º Fiz a última parte de baixo da mesma forma que a base e laterais.
ACABAMENTO
1º Tudo foi limado para tirar possíveis pontas e lixado basicamente nas “fitas” e fios. Os “calombos” não necessitavam, pois queríamos o aspecto rústico.
2º Mergulhamos no oxidante que deixou a prata preta.
3º Após a secagem do oxidante, fomos fosqueando de forma falhada todo o colar, de modo que o excesso saisse e ficasse puxado para o grafite”.
O melhor de tudo é saber que Ana Zulma incorporou o colar Metamosfose à sua coleção. Quer o seu? A joia está disponível para compra no site da designer em prata oxidada com aplicação de Pedra Lápis Lázuli Oval. Toda feita à mão! Eu que amo esse estilo de joias que remetem ao passado, sem tanta lapidação, mas cheias de detalhes, me apaixonei. Na foto abaixo, vocês podem ter uma boa ideia de como fica o colar (divino!) com figurinos atuais… Morri!
Fotos: Divulgação/Ana Zulma Joias e Reprodução/Globo