Estilo: os homens de Ilhéus em Gabriela

jul 15, 2012 No Comments by

Quem está acompanhando Gabriela deve ter percebido a “estica” dos homens de Ilhéus.  Sob o calor do nordeste brasileiro,  o estilo dos anos 1920 também se revela no figurino e na caracterização dos personagens masculinos. Se para as mulheres, cintura rebaixada, cabelos curtinhos, chapéu clochê  e franjas a la charleston dão o tom, para os homens ternos, lenço, chapéus e barba ou bigode são itens indispensáveis na Ilhéus de Gabriela.

Tirando Mundinho Falcão (Mateus Solano) e um ou outro personagem que vem de fora e passou muito tempo longe de Ilhéus, a maioria dos homens ostenta barba ou bigode. Mundinho Falcão surge de cara limpa por que,  segundo a equipe de caracterização da novela,  representa o progresso.

Mundinho Falcão é a moderninade, um dos poucos personagens masculinos que não usa barba e bigode.

Os coronéis não ficam de fora. O bigode farto é a caracterização do Cel. Ramiro Bastos

Até o turco Nacib (Humberto Martins) usa bigode.

O terno com tecidos leves, em função do calor, é quase uma regra em Ilhéus. A modelagem é feita em linho e nada de ombreiras – característica dos ternos utilizados pelos homens na capital. A rigidez  está presente nas cores: “Não há colorido para os coronéis.  Sempre cores neutras como o marrom, bege, branco, preto. E a escolha do linho é para dar mais leveza, pois em Ilhéus faz calor e o tecido é mais maleável além de fresco”, explica a figurinista Labibe.

Cel. Ramiro Bastos usa ternos claros sem ombreiras

Outro acessório quase obrigatório em Ilhéus são os lenços. Todos os homens usam lenços escondidos, ou não, no paletó. Como o clima é muito quente, eles enxugam o suor o tempo todo.

Nacib não vai ao Bataclã sem terno de linho com lenço no bolso.

O chapéu é outro acessório obrigatório para os homens de Ilhéus. Veja algumas imagens:

A maioria usa o chapéu panamá, desde os coronéis até Mundinho Falcão (Mateus Solano).

Chapéu panamá é o preferido pelos homens de Ilhéus

Berto (Rodrigo Andrade) usa um chapéu negro, que faz referência aos mafiosos.

Berto usa chapéu escuro e bigode fininho com filete de barba no queixo

Tonico Bastos (Marcelo Serrado) usa um chapéu palheta, muito comum na vestimenta de homens galanteadores, com uma fita na base para decorar o acessório.t Lembram o chapéu do personagem Zé Carioca? O típico malandro carioca criada pela Disney também usa o chapéu palheta.

Chapéu palheta ficou caracterizado como item de estilo do malandro carioca.

Tonico Bastos (Marcelo Serrado), além do chapéu palheta,   usa terno de risca e tem contrastes de claro e escuro nas roupas, e seus lenços são em grande parte estampados e de seda.

Terno ou colete de risca fazem parte do figurino de Tonico

Malando, Tonico Bastos usa bigode fininho e gel no cabelo.

“Usa um bigode bem fininho bem característico da época e, que também dá o tom do conquistador que é. Um homem que se importa com aparência, então, usa um pouco de gel nos cabelos para ficar ainda mais galante”, exemplifica Juliana Mendonça, da equipe de figurino.

E os barretes (prendedores de colarinho) – ,utilizados pelos homens, foram desenvolvidos em ouro e prata – quatro ou cinco tipos diferentes para cada personagem com figuras ou somente um ponto para o detalhe das golas bem ajambradas.

Barretes nos colarinhos fazem parte do figurino dos personagens masculinos.

Bastidores Gabriela, Gabriela, Looks Gabriela

About the author

Jornalista, com mais de 15 anos de experiência em moda, tenho paixão por novelas e por televisão desde criança. Não foi por acaso que iniciei minha vida profissional no jornalismo como produtora de hardnews na TVCOM. E, depois de quase dez anos como editora-chefe na UseFashion, veio a ideia de criar um site sobre moda de novela, que abordasse figurino, make, cabelo, beleza, de um jeito inédito - reunindo em um só lugar os hits da telinha com informação aprimorada. Amo ir atrás das marcas, dos designers, de quem assina e cria os verdadeiros sucessos em vendas das novelas. E, pode confiar: quando aquele esmalte, aquela bolsa, aquele brinco lindo aparecer na telinha, o Novela Fashion Week vai mostrar e contar tudo sobre eles.
No Responses to “Estilo: os homens de Ilhéus em Gabriela”

Leave a Reply