Fique por dentro da nova novela das 23h: O Astro

jul 08, 2011 No Comments by

Começa na semana que vem,  dia 12, O Astro. A novela original, escrita por Janete Clair, foi ao ar entre 1977 e 1978 e é considerada uma das melhores já produzidas. Não é à toa que a trama foi escolhida para ir ao ar no novo horário das 23h em comemoração aos 60 anos da teledramaturgia brasileira.

Foi Janete Clair que usou pela primeira vez o suspense nos folhetins fazendo todo mundo se perguntar:  “quem matou Salomão Hayala”.  O bordão seria usado em outras tramas fazendo escola. Umas das mais marcantes a seguir o modelo foi Vale Tudo. Quem não lembra da morte de Odete Roitman? A trama também mobilizou o público que tentava desvendar o mistério em torno dos suspeitos do assassinato da vilã.

Salomão Hayalla (Daniel Filho) é dono de rede de supermercados

Outro pioneirismo de O Astro foi trazer para o horário nobre um anti-herói charlatão, Herculano Quintanilha.  Este, nós vamos conhecer bem agora no novo “O Astro”.

O astro Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi) agita nova trama da Rede Globo

No remake, com direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho, a releitura da obra de Janete Clair é escrita por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro.

A trama foi reinterpretda para nossa época, mas manteve muito de sua essência. Os autores garantem que,  em vista do horário das onze da noite, com censura de 16 anos, o clima vai esquentar. E quem pensa que o mistério em torno da morte de Salomão Hayala vai esfriar, já que se trata de um remake, prepare-se. Os autores avisam que o assassino  não será o mesmo personagem da trama original.

Conheça a história de O Astro

A novela conta a saga do sonhador Herculano, que um dia vê sua vida mudar para sempre. Herculano é dono de uma lojinha de quinquilharias, ao lado da Igreja Matriz de Bom Jesus do Rio Claro. A cidade não comporta mais suas ambições. Sua mente não para de arquitetar saídas e eis que surge um plano que é um primor de vigarice: arrecadar donativos para a reforma geral da igreja, fazer um reparo simples e ficar com boa parte do que sobrar desta verba. O estratagema é um sucesso. Toda cidade se sensibiliza e contribui com quantias substanciais. Herculano, porém, é surpreendido por Neco (Humberto Martins), seu parceiro na tramóia. Neco foge e leva embora todos seus sonhos e o dinheiro arrecadado. É o golpe dentro do golpe e a cidade sai à caça de Herculano. Ao perceber que será punido, se rende. Com isso, é julgado e condenado a oito anos de prisão.

Herculano é transferido para o presídio estadual, onde conhece o misterioso Ferragus (Francisco Cuoco), um mestre na arte do ilusionismo. Os dois se aproximam e Ferragus se torna o tutor de Herculano no mundo da magia. Anos mais tarde, Herculano transforma-se no “Professor Astro”, um ilusionista em ascensão que faz shows em um velho teatro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro. E será justamente durante suas apresentações que Herculano reencontrará seu traidor, Neco (Humberto Martins), conhecerá seu grande amor, a requintada Amanda (Carolina Ferraz), e viverá muitas histórias que prometem emocionar e entreter.

Assista ao vídeo divulgado pela Globo com preview do novo O Astro:

E veja também cenas da abertura da  novela do final dos anos 1970:

Bastidores O Astro, O Astro

About the author

Jornalista, com mais de 15 anos de experiência em moda, tenho paixão por novelas e por televisão desde criança. Não foi por acaso que iniciei minha vida profissional no jornalismo como produtora de hardnews na TVCOM. E, depois de quase dez anos como editora-chefe na UseFashion, veio a ideia de criar um site sobre moda de novela, que abordasse figurino, make, cabelo, beleza, de um jeito inédito - reunindo em um só lugar os hits da telinha com informação aprimorada. Amo ir atrás das marcas, dos designers, de quem assina e cria os verdadeiros sucessos em vendas das novelas. E, pode confiar: quando aquele esmalte, aquela bolsa, aquele brinco lindo aparecer na telinha, o Novela Fashion Week vai mostrar e contar tudo sobre eles.
No Responses to “Fique por dentro da nova novela das 23h: O Astro”

Leave a Reply