Heroínas e vilãs: braceletes para mulheres finas e poderosas em Salve Jorge

nov 27, 2012 1 Comment by

Quando começou Salve Jorge, uma das peças que primeiro nos chamou atenção aqui no Blog foi o bracelete de Giovanna Antonelli com a inscrição da oração de São Jorge. A delegada Helô simplesmente não aparecia sem a joia. Depois, outras personagens foram surgindo na novela com braceletes poderosos. E não é que a gente amou?

Helô usa sempre um bracelete junto com suas outras joias inspiradas em São Jorge

A moda dos braceletes virou mania há algumas temporadas atrás com as doubles cuff. Eles eram usados nos dois punhos ou nos antebraços pelas fashionistas e itgirls mais descoladas. Logo que a moda surgiu entre as grifes mais poderosas, quem viveu os anos 1970 foi invadido por uma certa nostalgia. Heroínas como a Mulher Maravilha e Poderosa Ísis, que encabeçavam dois dos seriados de televisão mais populares da época, tinham em seu figurino braceletes marcantes, repletos de poderes sobrenaturais. Coisa de super-herói.

Heroínas dos seriados dos anos 70: Mulher Maravilha e Poderosa Ísis

A gente foi buscar entender um pouco melhor esse poder tão relacionado com os braceletes. Segundo Regina Machado, consultora de design de joias e pesquisadora de tendências do IBGM (Instituto Brasileiro das Gemas e Metais), ” os braceletes  estão fortemente relacionados às figuras míticas e poderosas, como os faraós, os gladiadores e os guerreiros”. Ela explica que todas as grandes joalherias da nossa história usaram os pulsos como suporte para as joias. “Do Egito antigo até os indígenas das mais diferentes regiões. Ou seja, o uso das peças de adornos corporais é atávico. O ser humano adorna o seu corpo para se destacar e se diferenciar”.

Hoje nas ruas e na Antiguidade, nas pinturas egípcias.

Confere na nossa galeria de personagens e peças da novela Salve Jorge, como este acessório está ligado ao requinte e ao poder. Sobretudo mulheres marcantes usam bracelete na trama das nove:

Giovanna Antonelli com bracelete de Juliana Ibarra com a oração de São Jorge.

Giovanna em cena com bracelete Lygia Durand com a oração e a imagem de São Jorge

 

Claudia Raia com double cuff do designer Raphael Falci

 

Lívia usa double cuff bem no estilo das heroínas, mas ela é a vilã...

Letícia Spiller (Antônia) com bracelete prata com vazado no centro de Mônica Pondé

 

Maitê (Cissa Guimarães) usa bracelete prata com uma cruz no centro.

 

Natália do Vale, a Aída, usa bracelete prata.

Contatos:

Juliana Ibarra: www.julianaibarra.com.br

Lygia Durand: www.facebook.com/lygia.durand

Raphael Falci: www.raphaelfalci.com

Mônica Pondé: www.monicaponde.com.br

Looks, Salve Jorge

About the author

Jornalista, com mais de 15 anos de experiência em moda, tenho paixão por novelas e por televisão desde criança. Não foi por acaso que iniciei minha vida profissional no jornalismo como produtora de hardnews na TVCOM. E, depois de quase dez anos como editora-chefe na UseFashion, veio a ideia de criar um site sobre moda de novela, que abordasse figurino, make, cabelo, beleza, de um jeito inédito - reunindo em um só lugar os hits da telinha com informação aprimorada. Amo ir atrás das marcas, dos designers, de quem assina e cria os verdadeiros sucessos em vendas das novelas. E, pode confiar: quando aquele esmalte, aquela bolsa, aquele brinco lindo aparecer na telinha, o Novela Fashion Week vai mostrar e contar tudo sobre eles.

One Response to “Heroínas e vilãs: braceletes para mulheres finas e poderosas em Salve Jorge”

Leave a Reply