Ninguém é só o que parece ser. Você é? Vem aí, Fina Estampa

ago 12, 2011 2 Comments by

Duas mulheres poderosas e de caráter opostos se enfrentam em Fina Estampa, a próxima trama das nove, escrita por Aguinaldo Silva. Mas você não precisa esperar até a estreia, no dia 22, para conhecer o incrível universo desta batalha, que promete fortes emoções – e muitas reviravoltas, brilhos e cores. Conheça um pouco sobre as personagens e figurinos da trama e fique por dentro do espetáculo criado pelo autor e traduzido pelos profissionais que assinam a novela: os figurinistas Beth Filipecki e Renaldo Machado, o caracterizador Sérgio Azevedo e a produtora de arte Denise Garrido.

Lília Cabral como Griselda nos cartazes promocionais de “Fina Estampa”, a novela discutirá o que mais pesa nos dias de hoje: o caráter ou a aparência.

“É um mini negócio o que a gente faz aqui dentro, quase uma fábrica.” A frase de Beth Filipecki, que assina o figurino com Renaldo Machado, traduz bem todo o trabalho desenvolvido pelos 22 profissionais de sua equipe para vestir os diversos personagens de ‘Fina Estampa’. Depois de meses de pesquisas sobre moda e comportamento, surgiram cerca de 500 novas modelagens e estampas diferenciadas criadas pela própria equipe de figurino a partir de referências de cores e estilos do verão de 2012.

Patrícia (Adriana Birolli) veste sobreposição de rendas na blusa texturizada em fitas de cetim que dá a ilusão de ser um vestido. Tereza Cristina (Christiane Torloni) usa vestido em jérsei italiano e muitas joias. Todos os acessórios foram feitos para a personagem, são peças exclusivas.

Partindo da premissa que ‘Fina Estampa’ é uma novela solar, a ideia da equipe ao compor o figurino da novela foi a de transmitir, através das roupas, a sensação de luz, do nascer do sol, da praia e do olhar que o estrangeiro tem do Rio de Janeiro. Um Rio do futuro, dos esportes, da Copa do Mundo, das Olimpíadas, e que poderá ser conferido, logo nos primeiros capítulos da novela, com o desfile da grife “Fio Carioca”.

Tereza Cristina (Christiane Torloni) e o mordomo Crô (Marcelo Serrado) caminham no tapete vermelho do lançamento da coleção de verão da Fio Carioca

Mas tudo fica muito mais claro nos personagens do núcleo de moda, Esther (Julia Lemmertz) e Paulo (Dan Stulbach). O casal é moderno, despojado e, em seu figurino, é possível detectar elementos do verão carioca: o vento, em sedas e malhas leves; o sol, em brilhos e tons de amarelo, laranja e marrom; o mar, nos diversos tons de azul e nas estampas que mudam de textura e cor dentro d’água. “Tudo isso combina muito bem com o perfil deles que vivem e trabalham no Rio de Janeiro, com esse espírito do carioca de viver bem a vida. É uma sofisticação sem exageros”, conta Beth.

A década de 20 é a inspiração para o visual da estilista Esther (Julia Lemmertz, ao lado de Dan Stulbach). A personagem é judia e essa cultura é representada em seu figurino de muitos drapeados, túnicas e mantos.

Os núcleos do “Quiosque do Álvaro” e do “Recanto da Zambeze” também receberam esse cuidado. Para seus personagens, o preto foi substituído pelo azul do mar e da noite. Como todas as peças têm que demonstrar leveza e conforto, a equipe de Beth e Renaldo preparou roupas com tecidos orgânicos, muito voil e peças tingidas artesanalmente. “É o Rio do mar, mas da montanha também. Do verde, das folhas, do ecológico. Tudo misturado ao ar cosmopolita da cidade’, explica Filipecki.

gravaçãoquioske

Dagmar (Chris Vianna) vende empadas na Praia da Barra da Tijuca, um dos principais cenários da história, usando peças peças que demonstram leveza e conforto em tons como azul e rosa

Para Zambeze (Totia Meirelles), a equipe criou uma peça de desenho exclusivo: um grande lenço que pode se transformar em diversos modelos de roupa – um vestido, uma saia, uma blusa, uma canga e mais 116 variações definidas pelas diferentes maneiras de amarrar o tecido. “A Zambeze sai da praia e vai trabalhar. Depois, precisa fazer compras, atender seus clientes na tenda de massagem, gerenciar sua pousada. É um personagem que pede essa versatilidade, esse despojamento, assim como qualquer mulher que tenha a vida agitada”, define a figurinista.

Zambeze (Totia Meirelles) mistura tecidos e lenços de Bali e Paris e inventa mil roupas, uma típica cidadã do mundo.

Apesar de vilã, Beth e Renaldo enxergaram em Tereza Cristina (Christiane Torloni) uma mulher esplendorosa: “Sua vaidade brilha e ela quer ser vista através do que usa”. É um outro tipo de sofisticação, muito bem marcado com pedras preciosas, ouro e acessórios que remetem ao mar. A personagem, bastante feminina, aparecerá essencialmente com vestidos longos, saias retas e blusas com bordados e rendas, que evidenciem seu colo. Da Itália, chegaram tecidos leves para a fabricação de peças exclusivas para demarcar o gosto de Tereza Cristina por moda.

Christiane Torloni como Tereza Cristina, a vilã de Fina Estampa: "O autor fala de uma deusa, uma diva e seu figurino faz lembrar as estrelas de cinema" afirma a figurinista Beth Filipecki

Christiane Torloni como Tereza Cristina, a vilã de Fina Estampa: "O autor fala de uma deusa, uma diva e seu figurino faz lembrar as estrelas de cinema" afirma a figurinista Beth Filipecki

O figurino dos personagens mais jovens, como Amália (Sophie Charlotte), foi inspirado na tendência atual de comprometimento social e ambiental. As peças foram criadas com algodão colorido, vindo da Paraíba, feitas artesanalmente. “O telespectador verá na roupa do personagem esse posicionamento, essas interferências politicamente corretas”, conta Renaldo. Ervas, plantas e perfumes, que já fazem parte do trabalho de Amália, compõem também seu figurino para destacar seu perfil “eco”.

Amália (Sophie Charlotte) traz tendências da moda primavera-verão no vestir: o macaquinho e o universo do campo na cidade, tudo com forte influência eco friendly

As it-girls Vanessa (Milena Toscano) e Patrícia (Adriana Birolli) reforçam a presença da moda na novela e o ar cosmopolita ao Rio de Janeiro. Ambas usarão saias curtas, sobreposições com lingerie e estampas coloridas.

Patrícia (Adriana Birolli) adora rendas e lingeries aparentes e as roupas de Vanessa (Milena Toscano) terão um espírito de Madonna, ídolo de seu tio Crô.

Patrícia (Adriana Birolli) adora rendas e lingeries aparentes e as roupas de Vanessa (Milena Toscano) terão um espírito de Madonna, ídolo de seu tio Crô (Marcelo Serrado)

Para Griselda (Lília Cabral), não havia mistério. A imagem da faz-tudo com sua caixa de ferramentas já havia sido muito bem descrita pelo autor Aguinaldo Silva. Beth e Renaldo só fizeram questão de imprimir na personagem a questão da verdade. Por isso, seu figurino é simples: um macacão de trabalho e um boné de tons neutros da rua e do asfalto.

A protagonista representa a verdade, o caráter, é uma mulher guerreira que não liga para as aparências e trabalha como marido de aluguel, para ela tons do asfalto e o algodão mais rústico-o brim

A protagonista representa a verdade, o caráter, é uma mulher guerreira que não liga para as aparências e trabalha como marido de aluguel, para ela tons do asfalto e o algodão mais rústico-o brim

Mas foi com tecnologia que a equipe de figurino de ‘Fina Estampa’ elaborou algo completamente inédito em telenovelas brasileiras. A partir de ideias e criações próprias, serão lançadas estampas em 3D que lembram o movimento da água e das ondas. Um óculos tridimensional completa a peça, mas a olho nu também é possível sentir o doce balanço do mar no tecido. Então é grudar na telinha e conferir a moda da nova novela das 21 horas.

 

Fina Estampa

About the author

Apaixonada por estilo desde criança, quando já achava que preto era a cor mais linda que existia para vestir. Formada em Arquitetura pela UFRGS e pelo Politecnico di Milano. Trazida para a moda por Romeo Gigli e Gianfranco Fenizia (Prada). E mantida na moda pela moda em si, mesmo. Atualmente editora executiva do Novela Fashion Week.

2 Responses to “Ninguém é só o que parece ser. Você é? Vem aí, Fina Estampa”

  1. Lisiane Dalle Nogare says:

    Os óculos de grau usados pela Esther em Fina Estampa são também da marca
    Lunetterie. Faça contato pelo site: http://www.lunetterie.com.br

    Siga a gente também no twitter: @NovelaFW
    Bjs do NFW!

  2. cleides vieira says:

    eu adorei sua colecao de oculos gostaria de saber do oculos quando aester usa para desenhar os seus modelitos obrigada pela sua atemcao.

Leave a Reply